O mundo está mudando, terremotos no Brasil começam a se tornar comuns.
Os tremores de terra em Minas Gerais são fenômenos naturais que ocorrem devido a pressões geológicas na crosta terrestre. Eles são relativamente comuns no estado, mas geralmente são de baixa magnitude e não causam grandes danos. Em 2024, houve um aumento de 165% no número de tremores registrados em relação a 2021, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
Os dois últimos tremores de terra em Minas Gerais foram registrados em fevereiro de 2024, em duas cidades diferentes: Frutal e Sete Lagoas. Ambas ficam em regiões que estão sobre placas calcárias, que sofrem acomodações e deslizamentos ao longo do tempo. Além disso, as chuvas fortes e volumosas que ocorrem na região podem aumentar a pressão da água em fraturas geológicas e facilitar os abalos.
Em Frutal, no Triângulo Mineiro, o tremor ocorreu no dia 27 de fevereiro, às 20h44, e teve magnitude de 2.1 na Escala Richter. Este foi o segundo tremor na cidade no mesmo mês. O anterior, no dia 23, teve magnitude de 2.6. Os moradores relataram que sentiram vibrações e ouviram um estrondo, mas não houve danos materiais ou feridos.
Em Sete Lagoas, na Região Central, o tremor ocorreu no dia 24 de janeiro, às 23h20, e teve magnitude de 2.7 na Escala Richter. Este foi o quarto tremor na cidade em menos de dois meses. Os anteriores, em dezembro de 2023 e janeiro de 2024, tiveram magnitudes entre 2.2 e 2.8. Os moradores também sentiram vibrações e ouviram um barulho, mas sem maiores consequências.
Contato para consulta com Mestre José:
0 comments:
Postar um comentário