A Polícia Federal (PF) investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, no final de 2022, uma transferência pode ser a pá de cal.
Segundo a PF, Bolsonaro e outros envolvidos na conspiração planejavam se refugiar nos EUA enquanto o golpe acontecia, caso fracassasse. Para isso, Bolsonaro transferiu R$ 800 mil para um banco americano, em 27 de dezembro de 2022, poucos dias antes de terminar o seu mandato.
A PF suspeita que esse dinheiro seja de origem ilícita, ou seja, que tenha sido obtido de forma ilegal, como por exemplo, com o desvio de bens recebidos em viagens oficiais. A PF também acredita que Bolsonaro tinha medo de ser preso ou processado pela Justiça brasileira, caso o golpe não desse certo.
A transferência de Bolsonaro foi considerada atípica pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que é um órgão que fiscaliza as movimentações bancárias no Brasil. O Coaf alertou a PF sobre a operação, que começou a investigar o caso.
A PF já prendeu e interrogou vários suspeitos de participar da tentativa de golpe, incluindo ex-ministros, ex-generais, ex-deputados e ex-assessores de Bolsonaro. A PF também pediu a cooperação das autoridades americanas para obter mais informações sobre a transferência de Bolsonaro e sobre a sua permanência nos EUA.
Contato para consulta com Mestre José:
0 comments:
Postar um comentário