Definição do caso Mauro Cid será o início da queda de Bolsonaro.
Mauro Cid é um tenente-coronel do Exército que foi preso em maio de 2023, acusado de participar de vários crimes relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem era ex-ajudante de ordens. Segundo as investigações da Polícia Federal, Cid teria envolvimento nas seguintes irregularidades:
- Falsificação do cartão de vacinas de Bolsonaro, de sua família e de sua própria família, inserindo e excluindo dados do sistema do Ministério da Saúde, sem autorização ou comprovação de imunização.
- Desvio e venda de joias que foram doadas pela Arábia Saudita à presidência da República, em uma visita oficial de Bolsonaro ao país em 2021. As joias teriam sido avaliadas em mais de R$ 100 milhões e parte delas teria sido encontrada em um cofre de Cid em Brasília.
- Tratativas sobre uma possível invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo hacker Walter Delgatti Neto, para desacreditar o sistema judiciário brasileiro e favorecer Bolsonaro em processos contra ele.
- Tratativas sobre um possível golpe de estado, que teria sido planejado para o dia 8 de janeiro de 2023, quando Bolsonaro convocou seus apoiadores para uma manifestação em Brasília, após a derrota nas eleições de 2022. Cid teria sido o responsável por coordenar a ação de militares da ativa e da reserva que apoiavam Bolsonaro.
Diante dessas acusações, Cid decidiu fazer um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal, confessando os crimes e entregando provas e nomes de outros envolvidos. Ele ficou quatro meses preso e depois foi solto, sob medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de contato com Bolsonaro e outros investigados. Ele também foi afastado do Exército, que aguarda a denúncia do Ministério Público Federal contra ele antes de abril de 2024, para evitar que ele seja promovido a coronel, o que poderia gerar um desgaste para a instituição. Cid está entre os primeiros lugares da sua turma na Academia Militar das Agulhas Negras e é um dos mais cotados a receber a terceira estrela de fundo dourado.
O caso de Mauro Cid é um dos mais polêmicos e complexos da história recente do Brasil, envolvendo questões de segurança nacional, corrupção, traição e conspiração. Ainda há muitas dúvidas e incertezas sobre o grau de envolvimento de Cid em tudo isso, bem como sobre as consequências jurídicas e políticas de sua delação. O que se espera é que a Justiça seja feita com rigor e transparência, respeitando o devido processo legal e os direitos fundamentais de todos os envolvidos.
A seguir o Vidente Místico da Bahia traz uma promoção especial para seus clientes.
0 comments:
Postar um comentário