quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

DINO ENTROU! Acabou a Brincadeira, Clã do Bozo Gritou, Místico Arrepia | 14/12/2023

Flávio Dino: de juiz federal a ministro do STF, veja um pouco de sua carreira.

Flávio Dino é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovado pelo Senado em 13 de dezembro de 2023, após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é o primeiro ministro do STF oriundo do Maranhão, seu estado natal, e o segundo a ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho de 2023. 

A carreira de Flávio Dino começou na magistratura, quando ele se tornou juiz federal aos 24 anos, em 1994. Ele atuou na 5ª Vara Federal e no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, onde foi presidente entre 2002 e 2004. Ele também foi professor de direito constitucional na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).


Em 2006, ele deixou a toga para se candidatar a deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sendo eleito com mais de 125 mil votos. Na Câmara dos Deputados, ele se destacou pela defesa dos direitos humanos, da reforma política, da educação e do desenvolvimento regional. Ele foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas, que investigou o esquema de corrupção envolvendo a compra de ambulâncias superfaturadas. 

Em 2010, ele disputou o governo do Maranhão, mas ficou em segundo lugar, com 29,49% dos votos, perdendo para Roseana Sarney, do PMDB. Em 2011, ele foi nomeado pelo então presidente Dilma Rousseff para presidir a Embratur, a agência de promoção turística do Brasil. Ele ficou no cargo até 2014, quando se candidatou novamente ao governo do Maranhão, desta vez sendo eleito no primeiro turno, com 63,52% dos votos, encerrando um ciclo de quase 50 anos de domínio da família Sarney no estado.


Como governador, Flávio Dino implantou programas sociais, investiu em saúde, educação, segurança e infraestrutura, e reduziu os índices de pobreza e de violência no Maranhão. Ele foi reeleito em 2018, com 59,29% dos votos, e se tornou um dos principais líderes da oposição ao governo de Jair Bolsonaro, criticando suas políticas de desmonte do Estado, de negacionismo da pandemia e de ataque à democracia. 

Em 2021, ele deixou o PCdoB e se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), com o objetivo de ampliar seu diálogo com outros setores da sociedade e fortalecer a frente de esquerda para as eleições de 2022. Ele também foi convidado pelo presidente Lula para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em substituição a André Mendonça, que havia sido indicado ao STF. Flávio Dino aceitou o convite e tomou posse em agosto de 2021, com a missão de restaurar a credibilidade da pasta, abalada pela gestão de Sergio Moro e de seus sucessores.


Em outubro de 2023, o presidente Lula anunciou a indicação de Flávio Dino para o STF. A escolha foi elogiada por juristas, advogados, magistrados, parlamentares e movimentos sociais, que destacaram o perfil técnico, democrático e progressista de Flávio Dino. No entanto, a indicação também enfrentou resistências de setores conservadores, que tentaram barrar sua aprovação no Senado, alegando que ele seria um militante político e ideológico. 

Flávio Dino foi aprovado pelo plenário do Senado, com 47 votos favoráveis e 31 contrários, em uma votação apertada e marcada por polêmicas. Ele assumiu o cargo de ministro do STF em 15 de dezembro de 2023, prometendo exercer sua função com independência, imparcialidade, responsabilidade e respeito à Constituição. Flávio Dino é, sem dúvida, um dos nomes mais relevantes da história política e jurídica do Brasil, tendo uma trajetória marcada pela coerência, pela competência e pelo compromisso com a justiça social, a democracia e o desenvolvimento nacional.

CONFIRA O VÍDEO AQUI 👇

Contato para consulta com Mestre José: 

(51) 99516-6910
Compartilhar:

0 comments:

Postar um comentário

Total de acessos

Nova Promoção

Pesquisar este site

Arquivo do site

Arquivo do site

Tecnologia do Blogger.