O cerco se fecha! Bolsonaristas estão nas mãos dos ministros da suprema corte e terão que prestar muitos depoimentos.
Mais cedo ou mais tarde a Justiça vai chegar para Bolsonaro e qualquer um que viole o estado democrático de direito. Neste momento ainda não temos certeza mas acreditasse que logo logo eles estarão presos.
O Supremo Tribunal Federal deve iniciar nesta quarta-feira (07/12) o julgamento de ações que questionam a constitucionalidade do orçamento secreto, um mecanismo pouco transparente de transferência de recursos públicos para atender a interesses de parlamentares criado em 2020, no segundo ano da gestão Jair Bolsonaro (PL).
As ações foram propostas por quatro partidos - Cidadania, PSB, PSOL e PV - e questionam - a falta de transparência sobre autoria, valor e destinação das emendas de relator, que compõem o orçamento secreto, além da falta de critérios técnicos para alocação das verbas e a escolha arbitrária dos parlamentares beneficiados.
É possível que o julgamento seja concluído apenas no próximo ano. A ministra já havia concedido em novembro de 2021 uma decisão liminar que suspendeu o orçamento secreto, mas no mês seguinte liberou o mecanismo após o Congresso ter alterado as normas sobre sua aplicação e passar a exigir a indicação do nome da pessoa que havia solicitado a emenda.
Os orçamentos secretos são uma forma de o governo e a Câmara e o Senado ordenarem a destinação de recursos públicos para atender aos interesses dos deputados e senadores que os apoiam.
Contato para consulta com Mestre José:
0 comments:
Postar um comentário