Muitas perguntas surgem nesse momento, Mestre José vem para nos informar se procede a informação de Bolsonaro liderando as pesquisas.
As coisas andam estranhas. Do nada Bolsonaro cresce nas pesquisas, sem qualquer motivo aparente. O que estaria por trás destes resultados suspeitos ninguém sabe, porém é de se duvidar que tais números sejam verdadeiros.
Ao que parece os apoiadores de Bolsonaro estão tentando ensaiar uma reviravolta. Os números abaixo são impressionantes. O Brasil é a quarta maior democracia do planeta em termos de eleitores registrados.
No momento da redação desta coluna, havia 148,3 milhões de eleitores cadastrados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Se compararmos com 2018, que teve 147,3 milhões de pessoas na eleição daquele ano, vemos uma mudança de 0,7% na eleição deste ano. No entanto, o número final de eleitores aptos a votar em outubro deve ser anunciado em julho.
Algumas pesquisas eleitorais divulgaram seus resultados por meio de recortes de jornais regionais. A região sudeste continua sendo o maior colégio eleitoral do país, com 63,3 milhões de eleitores, ou 42,6% de todo o eleitorado brasileiro.
Por seu tamanho populacional, o Sudeste sempre foi decisivo nas eleições presidenciais. No primeiro turno de 2018, Jair Bolsonaro derrotou Fernando Haddad em todos, menos no Nordeste, tradicional reduto do PT por uma diferença nacional de 18 milhões de votos, sendo 85% da diferença vinda do Sudeste.
Dito isso, os 15,3 milhões de votos foram suficientes para compensar a desvantagem de 24,7 pontos de Bolsonaro no Nordeste.
0 comments:
Postar um comentário