Será que estamos a beira de um surto mortal de dengue? Os indícios mostram resultados perturbadores.
Finalmente estamos voltando a normalidade, após mais de 2 anos de covid e quarentena. É um momento realmente feliz. Mas um alerta surge e podemos ver tudo acontecendo de novo, todo o pesadelo que foi superado ressurgindo.
Cientistas do Instituto Osvaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em colaboração com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO), testaram o genótipo mundial do sorotipo 2 do vírus da dengue. Normalmente, é encontrado em países da Ásia, Oriente Médio, África e Pacífico e é a ancestralidade mais amplamente distribuída no mundo. A identificação foi realizada em fevereiro deste ano em uma amostra de casos ocorridos em novembro de 2021 no município de Aparecida de Goiânia em Goiás.
Esta é a segunda vez que esse genótipo é registrado nas Américas, após o surto de 2019 no Peru. Um artigo sobre o ensaio foi publicado na plataforma medRxiv, o que permite a rápida divulgação dos resultados sem a necessidade de revisão por pares. O trabalho também foi submetido para publicação em uma revista científica ainda em revisão.
Relatamos o primeiro caso confirmado do genótipo mundial DENV-2 isolado de um paciente do sexo masculino em Aparecida de Goiânia, centro-oeste do Brasil.
Existem quatro sorotipos de vírus da dengue, de 1 a 4, cada um dos quais pode ser dividido em diferentes cepas ou genótipos. O genótipo 2 do vírus da dengue tipo 2, também conhecido como genótipo cosmopolita, foi identificado pela primeira vez no Brasil. Quaisquer preocupações? Ele tem a capacidade de se espalhar mais facilmente do que outros vírus da dengue e pode causar dengue mais grave.
A seguir vídeo do Vidente Místico da Bahia falando sobre os famosos. É mais uma de suas lives especiais onde tudo é dito.
Contato para consulta com Mestre José:
0 comments:
Postar um comentário