Live fantástica do mestre José falando sobre situação de Lula e o que esperar para as eleições de 2022.
Estamos cada dia mais perto de 2022 e a névoa que cobre as eleições presidências ficam cada vez mais densas. Lula poderá compor a lista de candidatos à presidência na eleição geral de 2022 porque os trâmites do ex-presidente na Justiça não o impedem de exercer o poder político. “A mera existência de litígio não os leva a retirar o poder político.
Dadas as circunstâncias da última eleição presidencial, Lula não foi elegível, apenas porque o Tribunal Distrital Federal do Quarto Distrito confirmou a condenação. Ou seja, uma instituição universitária.
Como o processo penal foi retomado do início e não existe mais a hipótese de desqualificação. Embora ainda falte um período para o início oficial das eleições, o constitucional Daniel Lamunnier analisou que as habilitações de Lula devem ser mantidas até 2022. O ex-presidente deve ser declarada. Não há habilitação e é exigida a condenação em segunda instância.
Como todo o julgamento será reiniciado no Distrito Federal, o processo de produção de provas, análise, sentença e interposição de recursos tomarão muito tempo. Observando o tempo natural de um processo em casos semelhantes, é muito difícil que haja uma condenação em segunda instância antes do pleito de 2022.
Dito isto, podemos perceber que essa história que comentam por aí de que Lula não poderá concorrer é mentira, aliás, é uma fake news. Mesmo com a decisão do ministro Edson Fachin, o ex-presidente Lula ainda tem um longo caminho a percorrer na Justiça.
Analisando essa situação, a eleição de 2022 será a mais importante desde "as diretas já", e do golpe militar. Assista a seguir o mestre José comentando sobre o assunto.
Av João pessoa número 1278
Bairro santo
0 comments:
Postar um comentário