Pesquisas mostram Lula com mais de 20% de vantagem sobre Bolsonaro, Mestre José comenta.
Mestre José fala no vídeo de hoje sobre as pesquisas de intenção de voto, para a disputa de presidente no ano que vem. A pesquisa do IPEC divulgada na quarta-feira mostra que Lula está 20 pontos percentuais à frente do presidente Jal Bolsonaro na eleição presidencial de 2022 na República.
Em ambos os casos, a intenção de voto de Lula superou a soma de todos os demais candidatos possíveis. Veja os números abaixo. Na comparação com a última pesquisa, Lula é 11 pontos percentuais a mais que a soma de todos os seus possíveis oponentes e, se houver eleição hoje, terá vencido o primeiro turno. A pesquisa do IPEC foi realizada de 16 a 20 de setembro, e 2.002 pessoas em 141 cidades foram entrevistadas. A margem de erro é de mais ou menos 2 pontos. O nível de confiança é de 95%.
O Ipec foi criado por ex-executivos após o fechamento do Ibope Inteligência. O novo instituto atua nas áreas de pesquisa de mercado, opinião pública e consultoria e inteligência política. O instituto afirmou ainda que quanto menor a renda mensal das famílias, maior a disposição de Lula para votar.
Essa larga vantagem de Lula trouxe medo para os bolsonaristas que ainda nas primeiras pesquisas, quando o candidato do PT aparecia quase igual na porcentagem já se via o discurso de fraude no ano que vem.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, positiva ou negativa. A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em 141 municípios de todo o país, de 17 a 21 de junho. O Ipec foi fundado em 2021 pelos ex-diretores do Ibope Inteligência e encerrou suas atividades.
Em maio deste ano, pesquisa do Datafolha mostrou que o ex-presidente Lula liderou a corrida presidencial com vantagem fácil no primeiro turno e vai derrotar o Bolsonaro na segunda etapa. Os petistas alcançaram 41% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o Bolsonaro obteve 23%.
Segundo o Datafolha, Lula terá um amplo leque de vantagens na final contra o Bolsonaro, com uma vantagem de 55% a 32%. A investigação do Datafolha foi feita antes que o anfitrião Luciano Huck (não partidário) e o empresário João Amoêdo (Novo) saíssem da disputa. Eles têm 4% e 2% de intenção de voto, respectivamente.
Nessas duas pesquisas mostro como a porcentagem de Lula vem aumentando e a de Bolsonaro caindo.
Bairro santo
0 comments:
Postar um comentário